sábado, 6 de outubro de 2012

ESTADOS EMOCIONAIS

O modo como nos sentimos afeta nossas capacidades, pois não existem pessoas incapazes, o que existe são estados emocionais incapacitantes. Sua performance pessoal ou profissional, portanto, depende de seu estado emocional e a capacidade de alterá-lo e escolher o que você sente é uma das habilidades necessárias para alcançar maior liberdade e contentamento. 

De acordo com os estudos do condicionamento neuroassociativo, há muitas maneiras de mudar o seu estado emocional. Aqui estão três delas:

FOCO

Muitas pessoas querem mudar seu modo de sentir, mas não sabem como. A maneira mais rápida para mudar como você se sente em relação a qualquer coisa é mudar o seu foco. Mude as imagens que você está cultivando em sua mente. Não apenas o que você está imaginando, mas como você está imaginando. Mude também os sons que você ouve em sua mente. Por exemplo, você já reparou o que acontece se você está se sentindo pra baixo e ouve aquela música favorita que levanta o seu astral?

FISIOLOGIA

Mexa-se! A atividade física vai gerar estados emocionais mais positivos. Experimente também evitar jogar na sua corrente sanguinea produtos químicos (excesso de alcool, cirgarro, alimentos excessivamente industrializados e outras drogas) que tornam seu sistema nervoso lento, confuso e deprimido. Mude sua postura e expressão facial, trabalhe melhor sua respiração e seu estado emocional vai mudar também.

CONVERSA CONSIGO MESMO

Preste atenção ao seu diálogo interior ou a sua conversa consigo mesmo. O quanto você se critica e se condena? O quanto você murmura e reclama de si mesmo e da vida? Qual o proveito ou utilidade disso? E se estas críticas que você faz a si mesmo viessem na voz do Pato Donald ou do Silvio Santos? Você as levaria a sério? 

Faça perguntas melhores a si mesmo: ao invés de se perguntar ¨por que isso continua acontecendo comigo?", pergunte-se "o que eu posso aprender com esta situação?"

Estudos científicos demonstram que todos os estados emocionais são causados pela interação entre seus padrões de pensamento, sua fisiologia e sua neuroquímica. A alteração de qualquer um destas variáveis pode influenciar o seu estado emocional. Assim, qualquer que seja a tarefa que você tem que executar, ou o que você quiser como resultado, pergunte a si mesmo: "em que estado emocional eu quero estar para tornar isso mais fácil?"

Escolher como você se sente lhe trará liberdade. Isso não significa que você nunca vai se sentir mal, significa que você será capaz de estar ciente de seus estados emocionais e que você poderá escolher como reagir a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário